Vote neste Blog !

O umbigo do bebê

Depois que a Emanuelly nasceu,eu não tive nenhuma dúvida sobre a saúde de minha pequena.
Ela estava super bem ,como toda mãe gostaria que seu filho estivesse.
Depois de mais ou menos 6 dias que ela nasceu,o umbigo dela caiu e eu fiquei super feliz com o acontecimento.
Do meu outro filho Daniel Júnior a queda do umbigo também foi um sucesso,mas dessa vez,
depois de alguns dias que o umbigo de Emanuelly caiu,algumas preocupações me vieram e por isso veio a razão dessa postagem.
O pediatra dela disse que estava tudo normal com ela(com relação ao umbigo e tudo mais) e isso me deixou bem tranquila,mas não evitou que eu buscasse algumas respostas sobre o assunto:

Com quantos dias cai o umbigo do bebê?

Geralmente,o umbigo do recém nascido cai entre 5º á 15º dias após o nascimento do bebê.
É claro que isso depende do bebê.
O pediatra me disse que há casos de bebês que o umbigo cai após o primeiro mês ou mais!
A mamãe não deve tirar base do umbigo do bebê da vizinha para comparar com o umbigo do seu bebê.


É normal ter sangramento antes ou depois que o umbigo cai?

Essa dúvida eu tive depois do nascimento da Emanuelly.
Depois que caiu o umbigo dela caiu,ás vezes ,após a troca de fraldas,eu notava uma leve mancha de sangue na região onde a fralda entra em contato com o umbigo.
Como isso não aconteceu com meu filho Daniel Júnior,eu fiquei um pouco preocupada com a Emanuelly...
O pediatra dela disse que era totalmente normal,que o umbigo do bebê poderia apresentar um leve sangramento depois que caísse como era o caso dela,desde que esse sangramento não fosse abundante,em dias alternados ou seja:o sangramento parasse e depois de alguns dias voltasse, á sangrar,com mal cheiro,o local apresentasse inchaço,irritado ou avermelhado,ou o bebê tivesse febre,era tudo normal.

A região do umbigo do bebê dói?
Uma coisa que me enchia de preocupações e deve ser a preocupação de muuuitas mães leitoras,é sobre a sensibilidade da região onde ficava o cordão umbilical do recém nascido.
As enfermeiras nos hospitais sempre nos ajudam muito nessas horas.
Elas são boas mesmo e nos dão toda a atenção nessas horas.
Elas nos mostram (sem deixar sombra de dúvidas!)pois elas demonstram em nossos próprios bebês na própria maternidade,que aquele local onde fica o cordão umbilical NÂO DÓI gente.
Para tirar essa dúvida,eu até testei isso.
Quando Emnuelly estava bem quietinha e calminha na hora da troca de fraldas,eu dei uma leve mexidinha no local onde estava o cordão umbilical dela e ela não demonstrou nenhuma reação estranha que demonstrasse dor ou sensibilidade no local.
Então eu digo com certeza:o local onde fica o cordão umbilical do recem nascido(o umbigo) NÂO DÓI NÂO GENTE...

Como cuidar da região do umbigo do recem nascido?

A região do cordão umbilical deve ser tratada qualquer outro local com ferimento,onde necessita apenas de alguns cuidados para uma boa cicatrização.

Lavar bem as mãos antes de cuidar do local
Lavar o local com água e sabão neutro
Usar álcool  70% embebidoem gazes esterilizados
O local deve ser conservado sempre seco e livre de umidades para acelerar a cicatrização
Estes cuidados devem ser continuado mesmo após a queda do umbigo

Outra dica bem legal é:
Evite fraldas muito apertadas,faixas e roupas com elásticos que comprimam muito o abdomem do recém nascido

3 comentários:

tatiana disse...

gente estou desesperada meu bebe completou um mês hoje e o umbigo dele sangrou o que faço é normal isso me ajudem?

Unknown disse...

Olá meu nome e Eliane tenho 15 anos,estou gravida de 5 meses e 2 semanas...Adorei as dicas.

Anónimo disse...

Ola minha filha tem 10 dias de vida e o umbigo dela caiu com 8 dias estou preoculpada pork faz 2 dia k sangra o borezinho dela sempre fica manchado de sangue.continuo a limpar com alcool 70°mais ate agora nada nao parou de sangra.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...