Vote neste Blog !

Especial Amamentação:um bom começo

Amamentar é sem dúvidas o primeiro ato de diálogo que se inicia entre mamãe e bebê.
É sem dúvidas,algo que vai unir ainda mais a mamãe e o recém nascido pelo resto da vida.
Quem amamentou sabe como é importante para o bebê estes momentos de aproximidade,aconchego,descoberta,busca e sobrevivência.
É ali que se inicia o mais importante passo para uma boa saúde e desenvolvimento de uma criança depois do ventre.

Eu sempre tive consciência de como a amamentação é importante para o bebê.
Depois que amamentei meu filho,( hoje ele tem 7 anos)eu pude ver que o pediatra sempre teve razão quando ele dizia ´´Alimente seu filho exclusivamente com o leite materno``.
Parece até um coro ensaiado pois aqui em Minas Gerais e em SP eu também ouvi a mesma coisa.
Eu fiz este Post para tentar ajudar as mamães e futuras mamães que amamentar é importantíssimo para o bebê.
A saúde do seu filho vai depender muito da sua atitude em amamentar seu bebê.
Afinal...além do carinho transferido para o bebê na hora da amamentação que vai ajudar á desenvolver o bom caráter e personalidade da criança,o aleitamento materno vai trazer imunidade,pois os anti corpos da mãe serão transferidos através do leite materno para o bebê.É mais ou menos uma vacina anti-tudo.
Você terá um bebê altamente resistente ás alergias e outras doenças que costumam dar em crianças.
É um remédio para o inverno.

É claro que tudo oque eu disse acima é bom demais e parece fácil demais,mas nem sempre é assim.
Amamentar é apenas para mães de coragem,que possuem confiança e segurança em sí,com opinião,insistentes,pois é bem mais fácil você oferecer um leite pronto e industrializado para o bebê do que ouvir os outros dizendo``ele tá com fome´´,ou ``seu leite é fraco´´``seu leite é pouco´´ou``tá na hora de dar a tal comidinha ´´etc...
É horrível quando você ouve este tipo de comentário dos conhecidos e você ter que provar para os outros que seu bebê não está com fome só porque você está amamentando ao seio.
Bom...isso acontece com todo mundo que está amamentando e acho que é um dos principais motivos da mamãe acrescentar outros alimentos antes da hora no cardápio do seu bebê.
É por isso que eu digo que apenas mamães seguras de sí mesmo e com opinião própria vão seguir á risca os conselhos do seu pediatra.Ele tem sempre razão.
Além disso,eu digo com certeza: apenas as mulheres que tiveram alguma frustração na hora da amamentação é que procuram desanimar e dar este tipo de conselho as outras mamães que estão amamentando direitinho seus bebês,pois elas tentam transferir a mesma frustração e insegurança que tiveram na fase em que amamentaram para as outras mães que estão amamentando bem seus filhos.
 Esse foi o resultado de uma pesquisa que eu fiz no meu círculo de amigas que me davam este tipo de conselhos(desanimadas ou frustradas) com a amamentação.
Outra coisa que tem desanimado muitas mamães de primeira viagem que amamentam, são as cólicas dos bebês.
Esse sim...é um problemão,pois os bebê não falam,apenas choram e choram muito, principalmente até os três meses de vida,e quando isso acontece em conjunto ao grupo de senhoras descrito acima,aí sim vira um caos,oque leva a mamãe á abandonar parcialmente a amamentação e dar outros alimentos em conjunto para o bebê.
Isso gera insatisfação para as mães e em consequências  para os bebês.
As mães devem ter o apoio de um bom pediatra nessas horas,oque pode tranquiliza-las sobre o choro do bebê e dar apoio em relação á amamentação.
O circulo de amizade com outras mães que não tiveram problemas durante a amamentação e amamentaram direitinho seus bebês também pode ser de grande apoio nessas horas.
Existem grupos de enfermagem em alguns hospitais de algumas cidades que também podem tirar dúvidas sobre a amamentação nessas horas e até dar um mini curso de amamentação no próprio hospital.
É muito importante que as mães tenham apoio de alguém que realmente entenda do assunto,pois após o parto podem surgir muitas dúvidas sobre o assunto.

Na fase pós parto a mãe fica sensível,frágil e ás vezes os próprios acontecimentos do dia a dia prejudicam a amamentação gerando dúvidas e deixando traumas.
As consequências disso?
É um bebê agitado,uma mãe chorosa e um ambiente inadequado de boas vindas para o novo integrante da família.
Antes do bebê nascer,se possível prepare um ambiente tranquilo para a chegada do bebê.Um cantinho seguro e confortável para que você possa amamentar tranquilamente seu bebê sem interrupções e curtir ao máximo seu recém nascido.
No meu caso,antes da minha Emanuelly chegar,eu escolhi uma cor bem calma para o quarto do bebê,uma poltrona bem aconchegante para facilitar na hora da amamentação.
Isso me deu um lugar totalmente confortável e que me fez sentir mais segura para amamenta-la  e consequentemente eu fiquei muito mais calma depois dos nove meses de expectativa até a chegada do bebê.
Leia bastante artigos em revistas e na própria Web sobre este assunto.
Isso vai lhe dar mais segurança para amamentar seu bebê.
Espero que você seja mais uma das mães corajosas que incentiva outras mães á praticarem este ato de amor para com seus filhos e não uma mãe traumatizada que desmotive outras mães na hora da amamentação.
Boa sorte...




'

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...