Vote neste Blog !

Minha opinião sobre a´´Campanha Dormir de barriga pra cima é mais seguro``





Olá mamães e futuras mamães...
Hoje eu quero falar um pouco sobre a campanha ``Dormir de Barriga para cima é Mais Seguro´´.
Esse assunto é muito polémico,pois deste que lembro dos meus irmãos ainda pequenos,minha mãe já deitava eles de ladinho para prevenir um possível sufocamento ou engasgar-se com o próprio vômito.
De repente,a gente vê a na Tv em rede Nacional a apresentadora Angélica ensinando as mamães e futuras mamães que se o bebê ``Dormir de Barriga para Cima é Mais Seguro´´ ...
Olha gente...eu acho que essa campanha deveria ser mais esclarecedora para as mamães,pois não ficou bem claro os motivos da tal descoberta fantástica.



Eu acho que até para um adulto seria muito difícil não se engasgar se ele vomitar ou ´´gofar``como é o caso dos bebês, de barriga para cima.
Com dois meses o bebê ainda não sabe cuspir o líquido da boca,então a tendência do líquido é voltar para a garganta se o bebê estiver deitado de barriga para cima.Isso se a quantidade for pequena.Se for um vômitão mesmo,será bem maior o susto,pois o líquido sairá pela boca e poderá retornar em direção ao nariz do bebê,dificultando ainda mais a respiração.
Na minha opinião de mãe duas vezes,eu não concordo com essa campanha.
Olha...o bebê ainda nem sabe engolir direito,por isso se ele estiver deitado de barriga para cima,qualquer ´´gofo`` vai virar um engasgão.
Oque tenho observado nos cuidados com minha filha Emanuelly, que é pura mentira essa campanha ou deveria ser mais esclarecida.
Acho que nenhuma mãe tem coragem de deixar o seu bebê deitado de barriga para cima só porque ouviu isso na Tv.Essa campanha não está bem esclarecida ainda.
Será que alguma mãe aí já ouviu essa recomendação do seu pediatra?
Não existem testes conclusivos ainda sobre este assunto.
Eu acho que deveriam fazer mais estudos e provar pra gente porque isso é mesmo o melhor para o bebê.



Um bom exemplo seria um vídeos de um bebê deitado de barriga para cima e ``gofando´´.Eu quero ver eles me mostrarem oque fazer depois disso rsss.Acho que ninguém se atreve á fazer essa demonstração porque seria uma vergonha o pânico da mãe tentando desengasgar o bebê.Um engasgão nessa posição deve ser terrível,não é gente?
Outra coisa que eles falam nessa campanha e que eu acho um mito,é que o bebê que deita de barriga para cima e se engasga ele faz ´´barulho`` e por isso a mãe escuta e aí fica mais seguro.
Ah gente...a gente quer uma campanha que ajuda o bebê á não engasgar-se e não á se engasgar.
Toda vez que o bebê gofar nessa posição (de barriga para cima)será um engasgão.
Já na posição deitado de ladinho,as chances são muito pequenas do bebê engasgar-se,pois o líquido mesmo em pequena quantidade sairá pelo canto da boca,reduzindo os sustos.
Para tirar dúvidas e respostas sobre este assunto,não deixe de visitar este link AQUI  do site da Pastoralda crianca.org.br


Oque fazer se o bebê se afoga com leite?


Em primeiro lugar chame a assistência médica. Depois você pode seguir essas orientações da American Heart Association.
Obstrução das vias aéreas em bebês (engasgo/asfixia)

Sinais e Sintomas
Dificuldade para respirar ou chorar, tosse fraca e coloração azulada dos lábios podem ser sinais de engasgo por líquidos (leite, água, sucos) ou sólidos (alimento ou objeto, por exemplo: sementes, partes de brinquedos, entre outros) em bebês. Nessa situação, é preciso agir rápido e corretamente para poder ajudá-lo.

Procedimentos para desobstrução de vias aéreas
1.Deite o bebê de bruços em seu antebraço, apoiando a cabeça e a mandíbula do bebê em sua mão, mantendo-a mais baixa que o corpo. Com o “calcanhar” da mão livre, dê cinco golpes entre as escápulas (parte superior das costas).

2.Se o corpo estranho não for eliminado após os cinco golpes, vire o bebê e, ainda mantendo a cabeça mais baixa que o corpo, faça cinco compressões com dois ou três dedos no centro do tórax.

3.Alterne os cinco golpes nas costas e as cinco compressões no peito até que o corpo estranho seja removido ou o bebê consiga respirar, tossir ou chorar. Se não houver a recuperação esperada, será necessário iniciar manobras de reanimação cardiorrespiratória. Solicite socorro pelo telefone 192 (SAMU).

Fonte: American Heart Association – Primeiros Socorros 2008 (versão em português)


Para saber mais sobre o assunto,visite o site Pastora Da Criança no link abaixo:

http://campanha.pastoraldacrianca.org.br/

7 comentários:

Unknown disse...

Olha o meu filho de 4 meses estava dormindo do meu lado de barriga pra cima e golfou, mas acabou engolindo.Eu acavei adormecendo, mas uma luz me fez acordar na hora e o Arthur estava se sufocando já (aparencia esverdeada no rosto) eu lembro que gritei pro meu marido que o colocou de lado, deu uns tapinhas nas costas e ele soltou tudo ...Foi um susto! Por isso que não aprovo a campanha...

val mozinho disse...

tambem nao aprovo, tenho um bebe de 1 mes e ele so dorme de bruços, sera que a anjelica deixa os filhos dela dormir de barriga pra cima ? acho muito dificil de acreditar.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

De barriga pra cima. Essa é a maneira correta de deitar a criança até completar um ano de vida para reduzir os riscos de morte súbita, segundo pesquisadores do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e campanhas recentes divulgadas nos Estados Unidos e na Inglaterra.

A afirmação é do Dr. Cesar Victora, doutor em Epidemiologia pela London School of Hygiene and Tropical Medicine e pesquisador da UFPel e coordenador do Comitê de Mortalidade infantil da cidade de Pelotas desde o ano de 2006. Nesse ano foram constatados 10 casos de prováveis Mortes Súbitas na Infância (MSI), do total de 66 óbitos registrados entre os 4.248 nascidos vivos na cidade de Pelotas (RS). Segundo Victora, há formas de reduzir o risco de morte súbita em bebês e uma delas é deixá-los dormindo de barriga para cima.

Segundo Victora, a informação de que ao dormir de barriga para cima o bebê vai aspirar o vômito e se afogar não passa de uma crença popular incorreta. Ao deitar de lado ou com a barriga para baixo o bebê respira um ar viciado, ou seja, o ar que ele próprio expira. “Uma criança maior ou um adulto acordariam ou trocariam de posição para evitar o sufocamento, mas em alguns bebês a parte do cérebro que controla este reflexo não está desenvolvida. Por isso, ele acaba morrendo por asfixia”, afirma o Dr. Cesar Victora.

Os riscos de dormir de barriga para baixo são semelhantes a dormir de lado. Essa posição é instável e muitos bebês rolam e ficam de barriga para baixo. Se uma criança está deitada de barriga para cima e se afoga, sua tendência, por instinto, é tossir e com isso chamar a atenção dos pais. No caso da morte súbita, essa reação não acontece e a morte se dá de forma “silenciosa”. O Dr. Cesar Victora é enfático em responder a quem usa o argumento de que a criança, dormindo de barriga para cima, pode vomitar e se afogar com o vômito: “é melhor engasgar do que morrer”.

A Pastoral da Criança, com base nos estudos brasileiros e na publicação Sudden infant death syndrome, de Rachel Y Moon, Rosemary S C Horne, Fern R Hauck (Lancet 2007; 370: 1578–87), orienta as mais de 1,4 milhão de famílias acompanhadas que os bebês devem dormir de barriga para cima. Segundo a publicação citada, a morte súbita é a maior causa de mortes entre bebês de 1 a 12 meses nos países desenvolvidos.

Na próxima semana (30 de junho 2014) vamos trabalhar novamente sobre este tema no site da Pastoral da Criança: www.pastoraldacrianca.org.br e convidamos vocês para conferir o conteúdo que preparamos para orientar as mães a respeito dessa importante orientação.

Um grande abraço
Equipe Pastoral da Criança

Unknown disse...

Eu acostumei minha filha a dormir de lado, por causa de varias preocupações. Hoje ela tem 5 meses e nunca se engasgou, estou colocando ela agora de barriga pra cima e automaticamente a cabecinha dela fica de lado. Meu coração fica mais aliviado assim.

Anónimo disse...

Meu bb sempre afoga de barriga para cima.. Não faz barulho algum ... Mas graças a deus sempre vejo quando acontece e o socorro rápido ... É ele quem vira de barri ga p cima... Tb sou contra essa campanha .. Barriga para cima só se estiver um pouco inclinado com o travesseiro .correto e de lado ...

Unknown disse...

Também não aprovo de jeito nenhum!!! To até chorando aqui pq encontrei esses comentários! Sempre quis dizer isso! Sou mãe de primeira viagem e quase morri ao ver meu filho pedindo ar, pedindo socorro sem ar, em silencio, quando estava de barriga pra cima! Se eu não estivesse acordada, eu não sei o q seria dele! Isso tudo é uma máfia pra vender travesseiros, colchões, remédios, etc! Na época da nossa mãe todos nós dormimos de lado e de bruços! E estamos vivos!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...